Skip to main content
universidade lusófona
Categoria: DIREITO PROCESSUAL PENAL
Editora: EUL - EDIÇÕES UNIVERSITÁRIAS LUSÓFONAS
Páginas: 274
Preço: 39€
Lingua: PORTUGUÊS
ISBN: 978-989-757-235-7
Localização: Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa
Ano: 2024
N° catálogo: EL12010027
Encomendas através do email: edicoes.lusofonas@ulusofona.pt

Review

Com o direito do processo penal, e por seu intermédio, averigua-se a existência de crime, tendo como guia ou paradigma a verdade material e como finalidades a realização da justiça, a preservação dos direitos fundamentais do acusado, a reparação da vítima e o restabelecimento da paz jurídica da comunidade, que constituem valores fundamentais do Estado de Direito.

O Manual é constituído por três volumes e, destinand-se, fundamentalmente, a estudantes universitários que frequentem a disciplina de direito processual penal, inclui todas as temáticas que, nessa perspetiva, se afiguram essenciais a uma adequada compreensão do processo penal português.

Para além das noções gerais de introdução e enquadramento ao direito processual penal, este primeiro volume integra, como núcleos temáticos principais, o estudo dos princípios gerais do processo penal português, dos sujeitos processuais, dos atos processuais e, finalmente, a matéria das exceções.

Autores do Livro

António Quirino Soares,

Juiz-conselheiro do STJ, jubilado, e antigo docente convidado da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

É licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, com a classificação final de 14 valores, tendo concluído a licenciatura no ano de 1996.

Neste mesmo ano, ingressou na magistratura judicial, tendo percorrido uma carreira que integrou, sucessivamente, os seguintes cargos: delegado do procurador da República, juiz de direito, juiz desembargador e juiz do Supremo Tribunal de Justiça, onde cessou funções em 2004, ocupando a presidência da 7ª seção de processos.Enquanto juiz desembargador, exerceu, durante dois triénios, as funções de inspetor judicial.

Após a jubilação, dedicou-se ao ensino.

Lecionou em cursos de preparação para ingresso no Centro de Estudos Judiciários, organizados pela Universidade Portucalense.

Desde o ano letivo de 2005/6 até 2020, regeu as unidades curriculares de Direito Processual Penal I e II, na Faculdade de Direito da Universidade Lusófona.