Skip to main content
universidade lusófona
Categoria: LITERATURA
Editora: EUL - EDIÇÕES UNIVERSITÁRIAS LUSÓFONAS
Páginas: 274
Preço: 27€
Lingua: Português
ISBN: 978-989-757-226-5
N°: 1
Localização: Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa
Ano: 2023
N° catálogo: EL24010001
Link: Link Universidade Lusófona
Encomendas através do email: edicoes.lusofonas@ulusofona.pt

Review

Este volume reúne documentos, ensaios e materiais sobre um intelectual que tem deixado uma marca importante na cultura portuguesa e a nível internacional, a vários níveis. Trata-se de Adalberto Alves, advogado, poeta e estudioso, divulgador e intérprete da civilização arábico-islâmica, particularmente do período do al-Andalus (Península Ibérica, 711-1492).

Com uma cultura profunda, e uma produção prolifica e multifacetada, o autor abraça vários domínios do saber, embora as duas vertentes principais da sua rica obra sejam a poesia e o ensaio de cariz arabista. Só para citar os exemplos talvez mais conhecidos, devemos a Adalberto Alves o maior contributo na tradução para português da poesia de al-Mu´tamid e de Ibn´Ammãr, dois dos maiores poetas árabes do al-Andalus.

No entanto, não podemos esquecer-nos das suas importantes contribuições nas áreas da espiritualidade islâmica (Sufismo), do direito, da linguística, da ecologia e da cidadania, para além da poesia, que constitui a sua mais distintiva vocação, a qual anima toda a sua multifacetada inspiração intelectual.

Autores do Livro

Fabrizio Boscaglia,

Fabrizio Boscaglia,

Fabrizio Boscaglia (Turim, 1981)

É Subdiretor do Mestrado em Ciência em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, onde é Professor Auxiliar Convidado e membro do Centro de Investigação LusoGlobe. Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa, com uma tese sobre Fernando Pessoa e o Islão. Os seus interesses de investigação são: a receção e a presença do Islão no pensamento e na cultura portuguesa contemporânea; o pensamento e a obra de Fernando Pessoa; o Sufismo (a mística islâmica). Autor e coordenador de livros e publicações académicas a nível nacional e internacional, como, entre outras, Orpheu Filosófico: a Geração de Orpheu entre Artes e Filosofia (com Paulo Borges e Pedro Vistas, 2022) e Adalberto Alves: 40 anos de vida literária (com Maria João Cantinho, 2023). Editor convidado das revistas Pessoa Plural (Brown University, EUA, 2016) e El Azufre Rojo (Universidad de Murcia, Espanha, 2019). Curador convidado da exposição Sabedoria Divina: o caminho dos sufis no Museu Calouste Gulbenkian (2022-23), assim como de várias exposições e mostras bibliográficas na Biblioteca Nacional de Portugal, entre as quais Árabes e Islão na Literatura e no Pensamento Português (1826-1935) (2017) e As Mil e Uma Noites em Portugal (com Hugo Maia e Renata Fontanillas, 2018). Coordenador da Base de Dados de Património Islâmico em Portugal, na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona. Docente e consultor em Turismo Literário, Cultural e Religioso, inclusivamente no Turismo de Portugal. Colaborador do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, assim como do Centro de Filosofia e do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. Autor de um livro de poemas em língua italiana (Il ritorno dell’anima, 2021). Coordenador para Portugal da associação de estudos sobre Ibn ʿArabī MIAS-Latina. Consultor no King’s College London (Londres, Reino Unido).

Maria João Cantinho,

Maria João Cantinho,
Maria João Cantinho

Nasceu em Lisboa em 1963, estudou filosofia, realizou dissertação de mestrado em Estética e Phd em Filosofia Contemporânea. É investigadora da CFUL (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, colaboradora do CEC (Centro de estudos comparatistas da Universidade de Lisboa) e do Institut d'Études Juives Contemporaines na Universidade da Sorbonne IV. PUblicou 5 livros de ficção, 5 livros de ensaio e 5 livros de poesia. Coordenou várias edições, dedicadas ao pensamento de Levinas, Celan e María Zambrano. Tem colaborado com várias revistas nacionais e internacionais.