Skip to main content
universidade lusófona
Categoria: JORNALISMO
Editora: EUL - EDIÇÕES UNIVERSITÁRIAS LUSÓFONAS
Páginas: 60
Lingua: PORTUGUÊS
Localização: Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa
Ano: 2025
Ficheiro: 2020 com virus

Review

Quando foi decretado o Estado de Emergência, decidi que iria fazer, não um diário, mas um exercício de sanidade, procurando compreender o que se passava. Foi rápido o caminho até falar com a Mafalda Anjos, então diretora da Visão, e propor uma coluna diária sobre a pandemia. Numa rápida troca de impressões, foi batizada como “2020, com vírus”. Começaram no dia 30 de março desse ano distante de 2020.

Publicados todos os dias da semana, foram um exercício que eu nunca pensei conseguir levar a cabo. Mas tornou-se numa rotina que me alimentou e me ajudou a manter uma certa sanidade mental. Ainda na parte da manhã, pelas 11h, dava por terminado o texto que, depois de uma breve revisão, era enviado para a Visão, para ser publicado.

Autores do Livro

Paulo Mendes Pinto,

Paulo Mendes Pinto,
PAULO MENDES PINTO

Especialista em História das Religiões, trabalha sobretudo sobre Mitologia Antiga e Estudos Judaicos. Dirige a área de Ciência das Religiões na Universidade Lusófona desde 2006 (onde dirigiu o Mestrado, 2007-2011, e a Licenciatura em Ciência das Religiões, 2007-2017).
Civicamente, o seu trabalho desenvolve-se ainda no campo do diálogo entre e com as religiões, nas identidades religiosas contemporâneas e no desenvolvimento de uma cultura isenta e de respeito pelas religiões, com especial enfoque para o trabalho com o ambiente escolar (dirige o projeto REC-XXI – Religiões, Educação e Cidadania).
Foi Embaixador do Parlamento Mundial das Religiões (2015-18) e fundador da European Academy for Religions (2017).
É assessor da administração da Un. Lusófona e Diretor-Geral do Secretariado Executivo do Conselho Superior Académico do «Ensino Lusófona».

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4706-1161

https://ulusofona.academia.edu/PauloMendesPinto