Skip to main content
universidade lusófona
Categoria: ENGENHARIA
Editora: EUL - EDIÇÕES UNIVERSITÁRIAS LUSÓFONAS
Páginas: 230
Preço: 19€
Lingua: PORTUGUÊS
ISBN: 978-989-757-133-6
Localização: Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa
Ano: 2020
N° catálogo: EL29010002
Encomendas através do email: edicoes.lusofonas@ulusofona.pt

Review

O livro tem por principal objetivo estimular nos estudantes, de forma acessível, o conhecimento do importante papel da engenharia na sociedade e a sua evolução ao longo dos tempos, considerando não apenas os aspetos técnico-científicos, mas também a visão social da profissão, em consonância com as exigências de natureza humanística e ambiental.

No que se refere à formação, dá-se particular destaque ao conceito de que a “universidade deve ensinar a aprender” na lógica de uma aprendizagem permanente que estimule a criatividade e a inovação. No que se refere à profissão, é convicção dos autores que se deve formar profissionais para empregos que ainda não existem, pelo uso de tecnologias que ainda não foram inventadas e pela definição de soluções para problemas que ainda nem sabemos que os são.
O livro procura igualmente sintetizar os grandes desafios da engenharia civil do séc. XXI, bem como princípios gerais que devem orientar a formação e o exercício da profissão.

Autores do Livro

Elói Figueiredo,

Elói Figueiredo,
ELÓI FIGUEIREDO

É doutorado em Engenharia Civil (2010), mestre em Estruturas de Engenharia Civil (2007) e licenciado em Engenharia Civil (2004) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente Professor Catedrático e Diretor dos cursos de Licenciatura e de Mestrado em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona em Lisboa. Tem dedicado a carreira académica à lecionação de disciplinas na área das estruturas e à investigação científica na área da monitorização da integridade estrutural (Structural Health Monitoring - SHM) de pontes. Tem atualmente mais de 120 publicações na área de SHM através de livros, capítulos de livros, revistas com revisão por pares e atas de conferências; e cerca de 90 artigos de opinião para promover a ciência na sociedade.

Carlos Matias Ramos,

Carlos Matias Ramos,
CARLOS MATIAS RAMOS

É Engenheiro Civil pela FEUP (1969) e Investigador-coordenador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, do qual foi Presidente (2005-2010). Como Investigador é autor ou co-autor de cerca de duas centenas de comunicações, memórias técnicas, artigos técnicos e de opinião e de três livros. Participou em diversos congressos nacionais e internacionais como autor de comunicações ou conferencista convidado. Proferiu diversas palestras em Portugal, Espanha, Brasil, Cuba, Colômbia, Angola, Moçambique, Cabo-Verde. Orientou diversos trabalhos de investigação que incluem a co-orientação de teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado. Como consultor participou em diversos estudos e projetos de obras hidráulicas no Pais e no estrangeiro. Bastonário da Ordem dos Engenheiros (2010-2016). É Professor Convidado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.