Skip to main content
universidade lusófona
Categoria: CIÊNCIA DAS RELIGIÕES
Editora: EUL - EDIÇÕES UNIVERSITÁRIAS LUSÓFONAS
Páginas: 102
Preço: 10€
Lingua: PORTUGUÊS
ISBN: 978-989-757-161-9
Localização: Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa
Ano: 2021
N° catálogo: EL28010006
Encomendas através do email: edicoes.lusofonas@ulusofona.pt

Review

O populismo político é uma realidade presente em muitas partes do mundo, tendo ganho novo fôlego nos últimos anos, também na Europa, onde era quase desconhecido desde o séc. XX, particularmente desde o período entre guerras. Mas será que se pode falar em populismo religioso, isto é, em populismo dentro das religiões?

Autores do Livro

José Brissos-Lino,

José Brissos-Lino,
JOSÉ BRISSOS-LINO

É casado, tem dois filhos e um neto. É doutorado em Psicologia, investigador (LusoGlobe), especializado em Ética e em Ciência das Religiões, e docente em universidades de Portugal (Universidade Lusófona) e Angola.
Coordena o Instituto de Cristianismo Contemporâneo (ICC) e o NEPRE-Núcleo de Estudos em Psicologia da Religião e Espiritualidade, e dirige duas revistas científicas.
Desenvolve há muitos anos intensa atividade em instituições culturais, humanitárias e de solidariedade social, algumas das quais fundou. 
Tem obra publicada em poesia, romance e ensaio, e é colunista das newsmagazines“VISÃO” e “7 Margens”. 
É pastor protestante e interessa-se em refletir sobre a vida, a espiritualidade, a arte, o belo, a literatura, as ciências e os saberes.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2613-5213

Jorge Botelho Moniz,

Jorge Botelho Moniz,
É Doutor em Ciência Política e trabalha, em particular, sobre relações Estado-religiões, secularização, diversidade cultural, liberdade religiosa e religiões na Europa. Dirige a Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais e o Mestrado em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona, onde exerce também o cargo de Professor Associado. Investigador integrado no LusoGlobe – Lusófona Centre on Global Challenges, visiting scholar no Collège Universitaire de Sciences Po - Campus euro-latin-américain (2014) e bolseiro de doutoramento do Erasmus Mundus Action 2 Programa da União Europeia (2014-16) e da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2016-19) na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina e na NOVA FCSH. Exerceu ainda os cargos de correspondente nacional da EUREL (Europe - ReLigion), Universidade de Estrasburgo (2017-19), adido político na Embaixada da Bélgica em Portugal (2019-20) e policy officer na área de ciência e tecnologia na REPER - Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (2020-2021).